O último turno da pesquisa Ipec, lançado na segunda-feira 29, mostra importantes mudanças nas intenções de voto dos eleitores mais pobres e também apresenta uma mudança relevante em uma das regiões do país onde tradicionalmente o presidente Jair Bolsonaro tem muita força: a região Sul.
Ali, a pesquisa mostra que o ex-presidente Lula supera seu principal oponente nas intenções de voto. Ele agora tem 36% dos votos contra os 34% de Bolsonaro. Há quinze dias, em 14 de agosto, Bolsonaro estava à frente com 39% dos votos contra os 36% de Lula.
Em 2018, Bolsonaro venceu confortavelmente nos três estados da região sul: no primeiro turno, havia 56,8% dos votos no Paraná, 53,6% no Rio Grande do Sul e 65,8% em Santa Catarina. Na segunda rodada, uma vantagem ainda maior contra Fernando Haddad: 68,4% no Paraná, 63,2% no Rio Grande do Sul, e 75,9% em Santa Catarina.
Apesar da queda no Sul, Bolsonaro tem boas notícias nas regiões Norte e Centro-Oeste, que são consideradas juntas na pesquisa da Ipec. O presidente subiu de 36% para 40% na intenção de voto entre os eleitores dessas regiões, enquanto Lula caiu de 44% para 40% no mesmo grupo. Os dois estão agora empatados.
No Sudeste, o cenário permaneceu estável: Lula com 39% dos votos e o atual presidente com 33%. No Nordeste, o petista ainda tem uma liderança esmagadora, mas manteve seus 57% enquanto Bolsonaro subiu ligeiramente, de 22% para 25% das intenções de voto.
Embora no cenário geral os números dos dois principais candidatos tenham permanecido estáveis, uma mudança – embora tímida – está ocorrendo. Cabe a Lula e Bolsonaro interpretar os dados e focalizar suas estratégias até o dia da eleição.