Faleceu nesta quinta-feira (08), aos 96 anos de idade, a Rainha Elizabeth II. Ela era a monarca mais idosa de todo o planeta e, com mais de 70 anos sob o poder, tornou-se a rainha mais longeva de toda a história do Reino Unido e dos demais países sobre os quais reinava, a exemplo de Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
No início da tarde, a rede de televisão BBC iniciou o protocolo London Bridge, que é utilizado para o anúncio oficial do falecimento de integrantes da realeza – como aconteceu em 2021, por ocasião do óbito do príncipe Philip. Tradicionalmente, os jornalistas e apresentadores vestem trajes pretos e toda a programação dos canais é interrompida para a apuração e divulgação do falecimento.
Rainha Elizabeth II foi examinada por médicos da realeza nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (08). O quadro de saúde foi considerado preocupante, motivo pelo qual a monarca foi posta sob observação.
Diversos integrantes da realeza, como o príncipe herdeiro Charles e sua esposa Camilla, juntamente com o príncipe William, foram às pressas para o Castelo de Balmoral, propriedade onde a monarca morava e passou os últimos anos de sua vida, para acompanhar os trabalhos médicos em prol de sua recuperação.
O reinado de Rainha Elizabeth II teve início no ano de 1952, completando 70 anos sob o trono. Tradicionalmente, a família real é muito benquista entre os moradores do Reino Unido, de modo que a notícia do falecimento rendeu uma onda de comoção nos moradores locais. No resto do mundo, as notícias sobre a piora no quadro de saúde da monarca também despertaram muita preocupação.