Embora dormir com o ventilador ligado deixa o corpo e ambiente refrescante, o hábito pode trazer consequências para a saúde. As reações mais comuns são:
Ressecamento da boca e de vias respiratórias – durante a evaporação do suor e da umidade do corpo, ocorre uma desidratação e ressecamento da boca e das vias respiratórias. Se isso acontece em região seca, o cuidado deve ser redobrado, pois os sintomas podem ser ainda mais intensificados. Por isso é bom manter um copo d’água ao lado da cama e com isso pode se hidratar na hora que quiser.
Sistema imunológico enfraquecido – o vento no peito e no canal nasal, nos torna mais suscetíveis à vírus que podem ocasionar doenças e bactérias, pois com o sistema de defesa enfraquecido o nosso corpo não tem forças para combatê-las. Com isso, podem surgir sintomas como a dor de garganta.
Intensificação de suas alergias e problemas respiratórios – se por acaso tenha algum tipo de alergia como rinite ou sinusite, o vento do ventilador pode acelerar a circulação de partículas causadoras das alergias e desencadeando-as.
Pessoas com problemas respiratórios podem ser as mais prejudicadas, pois vai diretamente para as vias respiratórias. Podendo deixar o nariz fica ressecado, perdendo a sensibilidade de filtrar a poeira que entra e além de ser desconfortável, o ressecamento pode causar dor ao respirar. Isso pode fazer com que a traqueia e a pele possam apresentar sintomas de ressecamento.
Dor de garganta – isso ocorre porque a respiração bucal no ambiente com o clima muito seco pode deixar a garganta seca. Por isso, o risco de ter dor de garganta é ainda maior quando a pessoa está com o nariz congestionado ou se tiver com uma obstrução nasal crônica.
Espalhamento de poeira – ao ligar o ventilador toda a poeira e sujeira do ambiente, são semeado pelo vento. Podendo piora o processo alérgico, pois como existem muitas substâncias presentes no ambiente, como ácaros e fungos. E se por acaso não é realizada uma higienização do aparelho, as sujeiras acumuladas nas pás e nas grades, pode espalham mais ácaros. Tendo como resultado uma sequência de espirros, além de dificultar a pegar no sono e para respirar.
As melhores sugestões são :
- Durma de janela aberta.
- Coloque uma toalha molhada ou um balde com água perto da cama e não posicione o ventilador na sua direção.
- Utilizar um pano úmido no chão e em superfícies próximas ao local de dormir, como móveis, para evitar a disseminação de poeiras e sujeiras.