Você provavelmente já ouviu falar em bicho geográfico porque se trata de uma doença muito comum. Trata-se de um problema causado por uma larva que penetra na pele do hospedeiro e passa a se movimentar dentro do corpo do paciente.
A doença é causada pelas larvas Ancylostoma braziliense e o Ancylostoma caninum, geralmente encontradas no intestino de cães e gatos. O ser humano pode contrair o verme ao ter contato com as fezes do animal contaminado.
Em geral, a doença não causa riscos de morte e nem maiores danos a saúde. No entanto, ela se manifesta de forma muito assustadora porque as larvas passam a se mover sob a pele do paciente. Muitas pessoas não tem conhecimento da doença.
A principal manifestação da doença são as marcas que ficam no corpo. Geralmente, o paciente se da conta de que algo esta errado ao perceber trilhas e marcas pelas pernas e pés. Ao perceber isso, geralmente procuram um médico.
Outro sintoma muito comum nesses casos é a coceira no ponto onde estão as larvas. O diagnóstico é simples e geralmente envolve apenas a análise dos sintomas. O tratamento é simples também e depende apenas de remédios.
O médico responsável deve avaliar a necessidade de pomadas ou compressas de água, mas o tratamento se da através do uso de vermífugos. Com os remédios, o corpo consegue combater a larva e se livrar do problema sem maior