Você acorda de manhã com uma sensação estranha na garganta. Quando você boceja, percebe um cheiro desagradável que parece ser mais do que apenas o hálito matinal. Quando cheguei ao banheiro, me assustei: havia uma bola branca na minha garganta.
A maioria das pessoas costuma notar imediatamente pus na boca, o que é uma confusão muito comum. Neste caso, no entanto, não era pus, mas um problema chamado Cáseos amigdaliano (caseum).
Embora muito desagradável, o caseum não é um problema de saúde. Na verdade, eles se formam precisamente porque suas amígdalas estão funcionando corretamente. Essas partículas são uma mistura de restos de comida, tecido e bactérias, e é por isso que elas cheiram tão mal.
Em alguns casos, o caseum pode ser acompanhado por dor de garganta, dificuldade para engolir, mau hálito e até dor de ouvido. Muitas vezes, retirar a bola branca já alivia esses sintomas.
Na maioria dos casos, nossos corpos expelem partículas por conta própria. Se você tossir ou espirrar, o caseum é naturalmente limpo pelo corpo por conta própria. No entanto, em alguns casos, você precisará de ajuda.
Nesses casos, uma das melhores maneiras de fazer isso é usar um cotonete úmido. Paciente e gentilmente traga o cotonete para a bola e tente pegá-la com ele. Em alguns casos, você pode remover mais pressionando áreas específicas da garganta. Este não deve ser um processo doloroso. Se sentir dor, pare e consulte o seu médico.