O deputado federal Orlando Silva (PCdoB) confiou a recuperação do ex-presidente Lula e sua esposa à vacina Covid. “Vá em frente, Lula! O Brasil precisa de sua força para derrotar o fascismo”, escreveu ele.
A oposição ironiza
Membros do governo também se manifestaram. O deputado federal Paulo Eduardo Martins (PL-PR) disse que a esquerda, ironicamente chamada por ele de “os bons da fita”, será pela primeira vez contra o vírus. Entre os aliados do Presidente Jair Bolsonaro (PL), há uma interpretação comum de que a oposição tem usado o coronavírus para criticar o chefe executivo.
O músico Roger Moreira, um bolonaro apoiador, ironizou que Lula ficaria isolado para não espalhar a doença. “Como se já não estivesse isolado”, escreveu ele.
Aumento dos casos
Nas últimas semanas, o país tem visto um novo pico nas infecções por coronavírus. No espaço de um mês, o número de pacientes hospitalizados aumentou em até 275% nos hospitais particulares de São Paulo. Em redes municipais e estaduais, as admissões hospitalares mais do que duplicaram no mesmo período de tempo. Apesar do número crescente de casos, o número médio móvel de mortes não tem crescido ao mesmo ritmo.