O capim santo, popularmente conhecido também como capim limão ou erva-príncipe, é uma planta medicinal que conta com um aroma igualmente ao limão. Suas folhas podem ser utilizadas como um grande aliado para o tratamento de diversas doenças, inclusive alterações no estômago.
Essa erva também possui outros nomes que variam de acordo com a região, como capim-cidreira capim-cheiroso, capim-cidrão, chá-de-estrada, capim-cidró, capim-catinga ou citronela de Java e seu nome científico é Cymbopogon citratus.
O Capim santo é uma planta riquíssima em terpenos, flavonóides e compostos fenólicos que propiciam efeito antioxidante. Portanto, o uso desse vegetal pode proporcionar diversos benefícios à saúde, que incluem:
- Melhorar a digestão e tratar alterações do estômago, uma vez que possui ação bacteriana e auxilia a diminuir as dores estomacais provocada a ação antiespasmódica;
- Ação anti-inflamatória e analgésica, combate a dor de cabeça, muscular, de barriga, reumatismo e tensão muscular;
- Protege a saúde do coração, já que ajuda a controlar o colesterol;
- Pode regular a pressão arterial;
- Pode possuir propriedades anticancerígenas, já que é rica em antioxidantes e, por isso, alguns estudos apontam que pode retardar o crescimento de fibrossarcomas e prevenir metástases do câncer de pulmão.
- Diminuir inchaço, já que possui propriedades diuréticas, ajudando a eliminar o excesso de líquido do organismo;
- Aliviar a gripe, diminuindo a tosse, a asma e o excesso de secreção, quando utilizada na aromaterapia.
A erva-doce, também chamada de anis-verde, anis e pimpinela-branca, é uma erva medicinal da família Apiaceae que possui cerca de 50 cm de altura, sendo composta por folhas fendidas, flores brancas e frutos secos contendo uma só semente, cujo gosto é meio adocicado e aroma intenso.
A erva doce é cientificamente chamada de Pimpinella anisum e seu uso é normalmente utilizado para combater a gastrite, inchaço abdominal, má digestão, gases e dor de cabeça devido as suas substâncias analgésicas, anti-inflamatórias e antidispéptica. No entanto, essa planta pode ser também utilizada para tratar sintomas como:
- Dor de barriga;
- Dor de cabeça;
- Má digestão;
- Inchaço abdominal;
- Espasmos musculares;
- Cólicas menstruais;
- Inflamações na boca e garganta;
- Tosse, gripe, resfriado, catarro, coriza.
Essa planta tem um poder absurdo para diminuir os efeitos da fermentação dos alimentos no intestino, como a produção de gases, podendo ser utilizada para aliviar o desconforto provocado pelo aumento desses gases no intestino. A erva-doce também é indicada em alguns casos para diminuir os níveis de açúcar no sangue e reduzir as ondas de calor, que são comuns durante a menopausa.
- 2 colher (de chá) de semente de Erva doce ;
2 Colher ( de sopa) de Capim Santo - 1L de água.
Modo de preparação:
Ferva 1L de água juntamente com duas colheres de chá de sementes de erva-doce por 5 minutos, depois desligue o fogo para poder adicionar duas colheres de sopa de Capim Santo e deixe ferver por mais 30 segundos. Após ferver coar e reparta esta porção em duas doses, beba este chá por 7 dias interruptivos.