Cenipa vai investigar causas da queda de helicóptero que deixou dois mortos em São Carlos
Previsão é que investigadores cheguem ao local do acidente, na zona rural, nesta quinta-feira (4).
Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) começa, nesta quinta-feira (4), os trabalhos para identificar os motivos da queda do helicóptero que matou duas pessoas em São Carlos (SP).
A aeronave de matrícula PR-HRC, modelo Esquilo, caiu em uma fazenda no fim da tarde da quarta-feira (3). Luiz Ricardo Lazarini e Eber Carvalho Guilhen foram arremessados para fora do helicóptero e morreram carbonizados.
Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de São Carlos. O velório está previsto para começar às 12h desta quinta-feira (4).
Segundo o Cenipa, investigadores do 4ª Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) vão utilizar técnicas específicas que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.
O órgão tem o objetivo de investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram.
Ainda de acordo com o Cenipa, a conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.
O g1 apurou que helicóptero Esquilo partiu da feira de tecnologia agrícola Agrishow, que está sendo realizada em Ribeirão Preto.
Por volta das 17h30, o Corpo de Bombeiros foi informado que a aeronave estava em chamas em uma área de vegetação, que fica às margens da SP-318.
Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros de São Carlos, Rangel Moreira Gregório, foram encontrados os corpos de dois homens fora da aeronave, com múltiplas fraturas e carbonizados.
“Nós encontramos duas vítimas fora dos destroços, a aeronave ficou completamente destruída e as vítimas foram arremessadas para frente e, provavelmente, foram vítimas do incêndio provocado pelo combustível que vazou”, afirmou.
De acordo com informações dos funcionários da propriedade, o helicóptero teve uma queda brusca e bateu no chão com força e muito rapidamente. A aeronave explodiu e ficou completamente destruída.
Homens do Corpo de Bombeiros foram ao local e solicitaram apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Em nota, a Agrishow, evento de onde o helicóptero partiu, lamentou o acidente e informou que a direção do evento se solidariza e leva sua mensagem de conforto aos familiares, amigos e colegas de trabalho.