Uma imagem postada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas mídias sociais tem suscitado críticas. A foto mostra o público em um dos eventos que ele participou em Salvador na manhã deste sábado (2). No entanto, a foto mostra várias pessoas em duplicata. A questão tornou-se uma das mais faladas nas mídias sociais, com os opositores do ex-presidente dizendo que houve uma tentativa de inflar a audiência no evento.
A equipe do ex-presidente disse, no entanto, que a imagem, tirada com um zangão pelo fotógrafo Ricardo Stuckert, foi distorcida porque é uma foto panorâmica. A equipe do ex-presidente enviou outra imagem e um vídeo em que o recurso não foi utilizado.
Ao ampliar a foto controvertida, pode-se ver que várias pessoas aparecem repetidamente, incluindo um homem com um chapéu de palha e três outros homens que aparecem logo atrás dele.
Após as críticas, Lula refutou as acusações de edição na imagem e publicou outra foto. “A verdade machuca o cotovelo de alguns”, escreveu ele.
A verdade dói no cotovelo de alguns. Segue uma foto não panorâmica, tirada com drone, do @ricardostuckert. Compartilhe a verdade. #EquipeLula pic.twitter.com/hb2NZbvFt8
— Lula (@LulaOficial) July 2, 2022